terça-feira, 27 de março de 2012

Vivendo uma vida de qualidade



"O temor do Senhor é o princípio do conhecimento, mas os insensatos desprezam a sabedoria e a disciplina"
Pv 1.7


   Já escutaram aquele dito: "Em boca fechada não entra mosca"?. Qual a importância que você têm dado ás suas palavras?. Na palavra do Senhor em Pv 6.16-19, das sete atitudes que Deus abomina , quase a metade tem a ver com o mau uso das palavras. Isso nos mostra o quanto Deus esta preocupado com o uso das palavras; em como você tem administrado o seu falar.
   Talvez você administre bem o seu tempo, sua casa, suas finanças... mas pouquíssimas pessoas administram bem as suas palavras." O peixe morre pela boca".
   *O poder das palavras
   A palavra tem um poder incrível (não num aspecto supersticioso). Hoje você é capaz de lembrar de uma palavra dura que disseram a você, como também é capaz de lembrar de uma palavra de benção que escutou. Olha o poder de ânimo para o seu corpo que uma palavra tem.
"As palavras agradáveis são como uma favo de mel, são doces para a alma e trazem cura para os ossos." Pv16.24
Por causa dessa ênfase nas palavras, somos advertidos a ter muito cuidado com o que sai das nossas bocas (Mt 12.36-37). Para se viver uma vida de qualidade no Senhor Jesus Cristo, se faz necessário considerar esse ponto também, muitas vezes negligenciado. Afinal, você se faz conhecido (muitas vezes) por aquilo que você fala.
"O homem bom tira boas coisas do bom tesouro que está em seu coração, e o homem mau tira coisas más do mal que está em seu coração, por que a sua boca fala do que está cheio o seu coração" Lc 6.45 * O bom uso das palavras 
   Fale com honestidade "Assim como um beijo nos lábios encerra uma questão entre um casal, uma resposta honesta confirma uma decisão correta" Pv 24.26.
Certo homem disse: "Chegará o dia em que o homem terá vergonha de ser honesto". Pode crer que esse dia já chegou. Como é difícil viver com honestidadenum país onde quase todos querem levar vantagem.
   Fale com moderação "Até o insensato passará por sábio, se ficar quieto, e, se contiver a lígua, parecerá que tem discernimento" Pv17.28
Quanto menos falar, menos risco de tropeçar. Já notaram que temos duas orelhas e uma boca?. Pela lógica, devemos ouvir o dobro do que falamos. "Meus amados irmãos tenham isto em mente: Sejam todos prontos para ouvir, tardios para falar e tardios para irar-se"        Tg 1.19
   Reflita antes de falar "Quem responde antes de ouvir comete insensatez e passa vergonha" Pv 18.13
Ouça; reflita se de fato você está entendendo o que a pessoa disse. Escute com atenção, sem se concentrar naquilo que irá responder.
   Fale com esperança "A resposta calma desvia a fúria, mas a palavra ríspida desperta a ira" Pv 15.1
Quem sabe conversar com calma demonstra sabedoria. Ouça com atenção antes de emitir sua opinião, e depois você estará pronto para falar com temperança. Agindo assim, até aqueles que se opõem a você serão conquistados.
   Fale com espiritualidade e amor (Lc 6.45) Numa consulta médica, uma das primeiras coisas que pedem é para mostrar a língua. Geralmente ela relata como está a nossa saúde. A sua saúde espiritual também se mostra por aquilo que você fala.(Ef 4.15)
   Deus está interessado em cuidar de ti, que até se preocupa com aquilo que sai da sua boca. Para isso, Ele  nos deixou um "manual" prático. Basta segui-lo para viver uma vida de qualidade.


Luana Vieira    

Sem comentários:

Enviar um comentário